A cadeia de valor de um Sistema Elétrico abrange a produção, a transmissão, a distribuição e o consumo da energia elétrica, bem como as atividades afins como:
Administração de companhias de eletricidade, operação e manutenção (O&M) dos ativos elétricos, comercialização e faturamento, construção de novos sistemas, envolvendo fabricação e montagem, dentre outras.

O Setor Elétrico Brasileiro é um setor da infraestrutura que apresenta grandes oportunidades de negócios, crescendo percentualmente mais que o Produto Interno Bruto (PIB) e tendo uma necessidade permanente de profissionais qualificados, com conhecimento desse segmento.

As empresas que nele atuam têm normalmente em seus quadros profissionais especializados em energia elétrica.
No entanto, muitos outros profissionais são necessários para que a empresa seja competitiva no mercado.

Este curso tem a finalidade de capacitar profissionais que não sejam especialistas na área elétrica para que, conhecendo os princípios dos sistemas elétricos e do próprio setor, possam melhor contribuir para o êxito dos negócios em que participam.  

 



O curso se destina a investidores, projetistas, engenheiros, advogados, economistas, financistas, fornecedores de equipamentos e serviços, acadêmicos e interessados em conhecer o Setor Elétrico Brasileiro e os Negócios em Energia Elétrica.



O objetivo deste curso é capacitar o participante para compreender e inserir-se nos negócios do setor elétrico; entender o ciclo de valor dos Sistemas (geração, transmissão, distribuição, consumo e comercialização de energia elétrica), com o domínio de cada etapa da sua cadeia produtiva; e entender os aspectos fundamentais de acesso ao sistema e de comercialização de energia elétrica.

O programa é constituído por três módulos – cada um com 8 horas de duração – em dias consecutivos, que podem ser cursados em conjunto ou isoladamente.

  • Módulo I– O Sistema Eletroenergético; Identificação das Grandezas de um Sistema
    Elétrico; Aspectos Técnico-Econômicos das Perdas Elétricas; Estrutura dos Sistemas Eletroenergéticos e o Sistema Interligado Nacional (SIN); Acesso ao SIN.

    Data 08 de outubro(carga horária: 8h)

  • Módulo II – Cadeia de Valor de um Sistema Eletroenergético. Conceituação de: Produção de Energia Elétrica; Cogeração e Geração Distribuída; Transporte de Energia Elétrica; Redes Inteligentes e Microrredes.
    Data 09 de outubro (carga horária: 8h)
  • Módulo III – Regulação; Comercialização; Contratação de energia e preços; Os negócios do futuro.
    Data 10 de outubro(carga horária: 8h)

Para acessar a Programação Completa e Detalhada de cada Módulo, CLIQUE AQUI

 





Desenvolvido por ZONA Elétrica 2018