Solução da Elipse auxilia na operação remota de eólicas da Echonenergia

Sistema permite integração de unidades em ambiente único, além de monitorar performance de aerogeradores

Da Agência CanalEnergia 
26/01/2018

Com o objetivo de monitorar e operar à distância os complexos eólicos São Clemente (PE) e Santa Rosália (CE) a Echoenergia decidiu utilizar o ea-Wind em seu Centro de Operação da Geração, localizado em São Paulo. O ea-Wind é um sistema de gestão de usinas eólicas desenvolvido pela Energia Automação sobre o framework do Elipse Power e Elipse Plant Manager, plataformas da Elipse Software. A solução permite que a Echoenergia controle remotamente os complexos eólicos.

O ea-Wind permite que aerogeradores e IEDs de fabricantes diferentes sejam integrados em um único ambiente, possibilitando que seja realizada a supervisão e análise da subestação coletora e do bay de conexão quanto dos parques que formam os dois complexos eólicos. Um conjunto de displays e gráficos modernos aliados a objetos específicos para sistemas eólicos viabilizaram a construção de telas customizadas de acordo com as expectativas do cliente. O sistema do ea-Wind é baseado em dois diferentes módulos: O ea-Wind SCADA que faz a aquisição e controle de dados em tempo real e o ea-Wind Analyze que armazena dados e analisa informações/indicadores.

É possível ainda visualizar a energia gerada e estimada junto a cada aerogerador direção de sua nacele, rotação por minuto, velocidade do vento, potência reativa, temperaturas verificadas na nacele e no local, além de outros dados importantes para avaliar seus rendimentos, como o fator e limite de capacidade. Caso um aerogerador apresente algum problema, o software o exibe em vermelho na tela. O Elipse Power possibilita também ligar, desligar ou resetar cada um deles.