Software para gestão de sistemas elétricos ganha versão 5.0

Elipse Power apresenta novidades voltadas a plantas eólicas, solares e hidráulicas. Desenvolvedora do programa também recebeu certificado internacional pela solução cliente IEC 61850

Da Agência CanalEnergia 
17/05/2019

A desenvolvedora de softwares Elipse anunciou a nova versão de sua plataforma integrada para gerenciamento de sistemas elétricos. O Elipse Power 5.0 traz novidades em seus módulos destinados às plantas de energias renováveis e distribuidoras, como a possibilidade de realizar a supervisão e controle de usinas dessa fontes numa mesma plataforma, reduzindo o custo de implantação e manutenção do sistema devido ao seu modelamento elétrico. Para a empresa, o diferencial do Elipse Power Renewable está no fato do programa controlar todos os ativos de geração, subestações e bays no mesmo sistema. Assim, requer uma única rede para supervisionar todo o parque de geração.

Já o Elipse Power ADMS, módulo destinado à automação da distribuição de energia, teve sua estrutura de dados atualizada, obtendo suporte a equipamentos bypassados e isolados. Com isso, permite criar diagramas esquemáticos que representam, em tempo real, o estado atual da rede, mesmo dos elementos não telecomandados. Vale salientar que a nova versão do Elipse Power conquistou, recentemente, a certificação Nível A da sua solução IEC 61850 Edição 2 no DNV-KEMA.

Driver IEC 61850 conquista certificação na Holanda

A companhia recebeu recentemente um certificado com relação conformidade da Edição 2 de sua solução cliente IEC 61850, cujos procedimentos de testes foram realizados pela DNV-GL na Holanda. O reconhecimento consolida o portfólio da Elipse como fornecedora de softwares para subestações de energia e centros de operação, incluindo produtos como interfaces locais de operação, gateways de protocolos e sistemas de operação 24×7 de centros para empresas de geração, transmissão e distribuição de energia.

Os testes foram realizados em uma semana, na cidade de Arnhem, sendo compostos de uma análise de documentos exigidos pela norma, além dos testes de comunicação propriamente ditos, divididos em blocos de conformidade. Segundo Rubem Dias, Coordenador do Grupo de Energia da Elipse, o certificado chega para provar o quão qualificado vem sendo o trabalho da empresa neste segmento. “Fomos pioneiros ao adotar o padrão IEC 61850. A nova certificação é fruto de todo um investimento constante feito em busca de produtos sempre atualizados e compatíveis com os novos requisitos dos equipamentos e sistemas de automação elétrica”, comentou.

Em 2013, a Elipse já tinha obtido o mesmo certificado, mas para a Edição 1 da norma, tendo realizado agora uma atualização no intuito de obter as melhorias e correções consolidadas na Edição 2. Por ser a DNV-GL um laboratório independente, o certificado é dito nível “A”. Empresas que utilizam seus próprios laboratórios, logo não independentes, só podem emitir certificados nível “B”, desde que aprovados previamente pelo UCAIug (Utilities Communication Architecture – International Users Group).

Há mais de 150 anos, a DNV-GL vem capacitando organizações a avançarem na segurança e sustentabilidade de seus negócios via os esforços de seus 15 mil profissionais atuantes em mais de 100 países. Para isto, a empresa fornece classificação e assistência técnica a softwares, além de prestar serviços de certificação e consultoria. Na área de energia, a empresa conta com mais de 2,3 mil especialistas distribuídos em mais de 30 países, focada em conduzir a transição global em direção a um futuro mais seguro, confiável, eficiente e limpo.