Silas Câmara vai presidir a Comissão de Minas e Energia

Em 2019, por causa do desastre na barragem de Brumadinho (MG), o colegiado deve discutir o tratamento de rejeitos oriundos da atividade mineradora

Da Agência CanalEnergia 
14/03/2019

O deputado Silas Câmara (PRB-AM) foi eleito presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 13 de março. Os três vice-presidentes serão escolhidos na próxima reunião do colegiado, no dia 20.

Após eleito, Silas Câmara explicou que temas tradicionais do colegiado – como petróleo, gás e energia elétrica – vão dividir espaço com mudanças legislativas no setor de mineração. “Há uma pauta muito extensa. O Brasil passa por uma mudança muito grande nas suas prioridades. Acho que as pautas que vão tomar conta da nossa comissão estão muito perto da mineração, até por conta do acidente de Brumadinho”, disse o deputado.

Silas Câmara também espera debater a composição da tarifa de energia, a produção de energias eólica e solar, e a distribuição de royalties.

A Comissão de Minas e Energia vota propostas que tratem da exploração de recursos minerais e energéticos, fontes convencionais e alternativas de energia, gestão dos recursos hídricos, entre outros temas. Em 2019, por causa do desastre na barragem de Brumadinho (MG), o colegiado deve discutir o tratamento de rejeitos oriundos da atividade mineradora.

Silas Câmara, 56 anos, é um dos mais experientes integrantes da Casa, onde está desde 1999. Ele já presidiu duas comissões – de Desenvolvimento Urbano (2005); e da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (2009). O parlamentar sempre teve atuação destacada em temas relacionados à região Norte, como meio ambiente e Zona Franca de Manaus.

Com informações da Agência Câmara.