Project Finance da eólica Ventos do Araripe III recebe prêmio internacional

Complexo eólico da Casa dos Ventos foi agraciado com Project and Infrastructure Finance Awards em Nova York

Da Agência CanalEnergia 
27/09/2017

A Casa dos Ventos recebeu na última terça-feira, 26 de setembro, em Nova York, o Project and Infrastructure Finance Awards, na categoria Best Infrastructure Financing: Brazil, pelo projeto de Ventos do Araripe III, inaugurado em junho deste ano. O investimento total no empreendimento foi de R$ 1,8 bilhão e sua estruturação financeira chamou a atenção do serviço de inteligência norte-americano LatinFinance pelo volume e sofisticação da operação.

Todos os anos, a publicação realiza uma análise das atividades de financiamento em infraestrutura da América Latina e Caribe com base em indicações e levando em consideração diferentes fatores, como execução de contrato, tamanho, complexidade, inovação, estrutura e a importância do mercado.

O Complexo Ventos do Araripe III obteve recursos de longo prazo de aproximadamente R$ 1,1 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social em conjunto com Santander e Bradesco como bancos repassadores. Pelo volume captado, a companhia contou com fianças bancárias de cinco instituições financeiras: ABN-AMRO, Banco Itaú, Banco ABC, Banco do Brasil e Sumitomo. Em adição aos recursos, o projeto contemplará uma emissão de debêntures incentivadas para complementar a alavancagem financeira.

A dimensão da estruturação financeira, conciliando bancos nacionais, internacionais e recursos do mercado de capitais, concederam a Ventos do Araripe III o prêmio na categoria Best Infrastructure Financing: Brazil. De acordo com Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da companhia, a premiação é uma forma de reconhecimento da capacidade de levantar recursos, resultado da confiança que o mercado tem na Casa dos Ventos e na robustez dos seus projetos.