Parque Eólico da Renova Energia bate recorde em fator de capacidade

Dados aferidos pela CCEE indicam marca de 63,22% no Parque Espigão durante o mês de maio

Da Agência CanalEnergia 
26/07/2017

A incidência de ventos no sudoeste da Bahia no mês de maio foi acima do normal. É o que mostra um relatório feito pela CCEE em que aponta o parque eólico Espigão, pertencente ao Complexo Eólico Alto Sertão II, da Renova Energia, como empreendimento com o maior fator de capacidade no Brasil durante o referido mês, quando atingiu a marca de 63,22%.

“É um recorde que nos orgulha muito, pois esse resultado é fruto do nosso importante trabalho na área de O&M e, mais uma vez, confirma os ótimos ventos na região de Caetité. Quando olhamos o histórico de maio, este número torna-se ainda mais expressivo, pois no calendário este não é um mês que costuma ter ventos intensos”, explica Carlos Carvalho, diretor de Engenharia e Operações da Renova Energia.

A tendência é que neste segundo semestre mais recordes sejam quebrados. No mês de junho, o Alto Sertão II trabalhou com um fator de capacidade de 65,2% e a expectativa é que em julho este número seja ainda maior. Vale ressaltar que no mês de julho, mais precisamente no dia 4, o Brasil bateu o seu recorde na produção diária de energia eólica, quanto foram gerados exatos 6.704 MWh.