Nordex reativa fábrica de torres no RN

Unidade atenderá a projeto da Brasil Ventos de 123 MW no Ceará

Da Agência CanalEnergia 
17/12/2018

A Nordex Energy reabrirá sua fábrica de torres de concreto no município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. A decisão foi tomada para atender à demanda do Parque Eólico de Fortim, da Brasil Ventos, localizado no Ceará, para o qual a empresa fornecerá 41 aerogeradores AW125/3000 somando 123 MW. Considerando os projetos já contratados e em negociação localizados no Rio Grande do Norte e Ceará, a fábrica tem produção garantida até 2021.

Para a reabertura houve investimento na ampliação da capacidade. A estimativa é de que no pico de funcionamento empregará até 300 novos funcionários. Esse movimento, explicou a fabricante, ocorre simultaneamente à execução do projeto Lagoa dos Ventos, da Enel Green Power, que será o maior projeto eólico construído pela empresa no mundo, conta com uma outra fábrica de torres de concreto, mas de maior capacidade instalada. O valor aportado na implantação das fábricas de torres no Piauí e no Rio Grande do Norte alcançará os R$ 60 milhões.

A montagem das turbinas para a Brasil Ventos terá início em janeiro de 2019. Além disso, a Nordex Energy também fornecerá para a empresa os serviços de operação e manutenção dos equipamentos. Instaladas em torres de concreto de 120 metros de altura, as turbinas da Nordex Energy têm potência de 3 MW. De acordo com dados divulgados, a companhia soma 1,9 GW entre projetos instalados e em construção no Brasil.