MME promove reunião de esclarecimentos sobre leilão A-6

Evento está marcado para o dia 3 de agosto, no auditório do ministério

Da Agência CanalEnergia 
23/07/2018

O Ministério de Minas e Energia vai realizar, no dia 3 de agosto, reunião pública para esclarecimentos técnicos sobre o próximo leilão de energia A-6, marcado para o dia 31 de agosto. No evento feito em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética, a Agência Nacional de Energia Elétrica e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, serão apresentadas as diretrizes, a sistemática e o edital, além dos resultados do processo de habilitação técnica dos empreendimentos inscritos no certame. A reunião vai acontecer das 8h30 às 13h00, no auditório do ministério.

A programação prevê a abertura do evento com a presença de representantes do MME, EPE, Aneel e CCEE,  seguida de painel com as diretrizes, aspectos relevantes do edital, visão geral do processo com o resultado da habilitação técnica e sistemática do leilão. Em seguida haverá debate com a moderação do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Eduardo Azevedo.

O certame é destinado à contratação de energia de empreendimentos de geração de fontes hidrelétrica, eólica e termelétrica a biomassa, a carvão e a gás natural, com inicio de suprimento em janeiro de 2024. Serão negociados contratos por quantidade com prazo de 30 anos para hidrelétricas e de 20 anos para usinas eólicas; além de contratos por disponibilidade com prazo de 25 anos para termelétricas.

A EPE cadastrou 1.080 projetos com aproximadamente 58 mil MW de potência instalada total. Dos empreendimentos inscritos, 926 são projetos eólicos; 63 são pequenas centrais hidrelétricas; sete, usinas hidrelétricas e  21,  centrais geradoras hidrelétricas (até 5MW). Há ainda 25 termelétricas a biomassa, duas a carvão e 36 a gás natural.