Fitch afirma ratings 'AA (bra)' de emissão de R$ 89 milhões do Projeto Eólico Caetés

Complexo eólico em Pernambuco e soma potência de 181,9 MW

Da Agência CanalEnergia Investimentos e Finanças
19/08/2016

A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou nesta sexta-feira, 19 de agosto, o Rating Nacional de Longo Prazo 'AA (bra)' da segunda emissão de debêntures de R$ 89 milhões, da São Tomé Holding S.A, o Projeto Eólico Caetés, com vencimento em dezembro de 2027. A Perspectiva do rating é estável. O Projeto Eólico Caetés é da Cubico, fica localizado em Pernambuco e seus parques totalizam 181,9 MW.

De acordo com a agência, a afirmação reflete o status operacional do projeto e seu estável perfil de geração de caixa. O projeto se beneficia de um contrato de Operação e Manutenção de dez anos com a GE. Ela também fornece as turbinas de geração. O contrato prevê um custo fixo por aerogerador, que é crescente ao longo da vida do contrato, disponibilidade mínima e curva de potência garantida de 98%. Os cenários da Fitch apresentam estresses de custos e disponibilidade após o término deste contrato.

O rating poderá ser rebaixado caso os parques eólicos apresentem, de forma consolidada, geração abaixo do P-90 ou se houver incrementos de custos e despesas operacionais que levem a um índice de cobertura do serviço da dívida abaixo de 1,2 vez. O rating poderá ser elevado caso o projeto apresente níveis de geração e gestão de custos operacionais que resultem em índices de cobertura do serviço da dívida superiores a 1,30 vez, de forma consistente.