Enel Green Power Brasil inaugura parque solar em Bom Jesus da Lapa (BA)

Complexo tem 158 MW de capacidade instalada e é composto pelas usinas Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW)

Da Agência CanalEnergia  
28/09/2017

A Enel Green Power Brasil, subsidiária de energias renováveis do grupo italiano Enel, inaugurou nesta quinta-feira (28) o parque solar Lapa, complexo de geração com 158 MW de capacidade instalada composto por duas usinas: Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW). Situado no município baiano de Bom Jesus da Lapa, o parque começou a operar em junho deste ano e já atingiu sua capacidade plena de produção. O complexo irá gerar cerca de 340 GWh por ano – energia suficiente para abastecer 166 mil residências, evitando a emissão de cerca de 198 mil toneladas de CO2.

Segundo a Enel, Lapa está localizada em uma área com altos níveis de radiação solar. O projeto apresenta um design economicamente eficiente, com novas soluções de rastreadores e unidades de conversão que agilizam a construção e comissionamento dos painéis solares das plantas, otimizando a produção. Além disso, uma nova estratégia de comissionamento foi implementada, baseada em forte sinergia com as empresas de construção em campo e num suporte remoto, permitindo a redução de 70% no tempo médio necessário para colocar a planta em operação.

O parque solar Lapa foi arrematado pelo Grupo Enel no Leilão de Reserva realizado em agosto de 2015, juntamente com os projetos de energia solar Horizonte (103 MW) e Nova Olinda (292 MW). No Brasil, a Enel, por meio das subsidiárias Enel Green Power Brasil e Enel Brasil, possui uma capacidade instalada total de 2.276 MW de geração renovável, dos quais 670 MW provenientes de energia eólica, 716 MW de energia solar e 890 MW de energia hidrelétrica. Outros 275 MW de capacidade estão atualmente em construção, sendo 172 MW de energia eólica e 103 MW de energia solar.