EDF Energies Nouvelles compra 80% de mais um parque da Canadian Solar

Pirapora II tem 115 MWp e vai reforçar presença de subsidiária de renováveis do Grupo EDF no Brasil

Pedro Aurélio Teixeira Da Agência CanalEnergia
19/06/2017

A Canadian Solar anunciou nesta segunda-feira, 19 de junho, que a EDF Energies Nouvelles, do Grupo EDF, adquiriu 80% do parque solar Pirapora II. O projeto tem 115 MWp e fica localizado na cidade mineira de mesmo nome. A construção do parque começa ainda este ano e ele deve entrar em operação em 2018. A Canadian Solar vai fornecer os módulos fotovoltaicos para o empreendimento, que vão sair da sua fábrica no Brasil.

Pirapora II foi viabilizado no leilão de reserva e quando foi concluído, vai gerar cerca de 231 mil MWh por ano e segundo o comunicado, vai contribuir para o objetivo do país de obter 23% de sua energia a partir de fontes renováveis não-hidrelétricas até 2030. Em outubro do ano passado, a EDF Energies Nouvelles já havia comprado 80% do Pirapora I, de 195 MWp. Os dois projetos são adjacentes e com 306,5 MWp combinados, constituem um dos maiores projetos de energia solar da América Latina. O BTG Pactual atuou como consultor financeiro da Canadian Solar na transação.

De acordo com Shawn Qu, Presidente e CEO da Canadian Solar, o investimento da EDF Energies Nouvelles em Pirapora II é mais um testemunho da qualidade da carteira de projetos da Canadian Solar no Brasil. Ele define a empresa francesa como um importante parceiro estratégico e espera continuar expandindo a cooperação. Pelo lado da EDF, Antoine Cahuzac, vice-presidente executivo de Energias Renováveis da EDF e CEO da EDF Energies Nouvelles, completou que a aquisição da participação na usina solar reafirma confirma a forte ambição do Grupo EDF de fortalecer e diversificar sua carteira de ativos renováveis no Brasil, em parceria com uma empresa especializada como a Canadian Solar. Além dos projetos solares, a empresa tem duas eólicas em construção, além da UGE Sinop, que ela faz em parceria com a Eletrobrás.