Echoenergia adota soluções de cibersegurança para rede

Pacote instalado foi vital para sustentar rápido crescimento da empresa e atingir os exigentes padrões de disponibilidade, além de garantir que soluções inovadoras para o setor fossem usadas com toda segurança necessária

Da Agência CanalEnergia 
17/12/2018

A Echoenergia, empresa que implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, adotou soluções de cibersegurança da Fortinet, para otimizar a infraestrutura e segurança da informação em seu ambiente de rede.

A relação entre as empresas começou na fase de startup, quando os firewalls FortiGates foram implementados nos dois primeiros complexos eólicos adquiridos em maio de 2017, ano de fundação da companhia. Em pouco mais de um ano, as instalações da Echoenergia quadruplicaram e hoje somam oito complexos que geram mais de 700 MW de energia.

De acordo com a geradora, as soluções instaladas foram vitais para sustentar este rápido crescimento e atingir os exigentes padrões de disponibilidade, além de garantir que soluções inovadoras para o setor fossem usadas com toda segurança necessária.

Para André Spina, IT Manager da Echoenergia, a experiência inicial foi tão positiva que hoje tem-se 100% do ambiente de rede com tecnologia Fortinet em todas localidades, inclusive na sede da empresa. “Implementar soluções avançadas resultou no aumento da disponibilidade, segurança e confiabilidade do ambiente de tecnologia da Echoenergia e, consequentemente, cooperou para o crescimento e fortalecimento da empresa”, afirmou.

A escolha dos recursos integrados da Fortinet Security Fabric, como FortiSwitches, FortiGates, FortiAPs,  FortiAuthenticator e FortiToken, se deu por atenderem os requisitos e possuírem gestão inteligente e rápida, além do forte direcionamento para segurança da informação.

Na avaliação do Manager, é importante analisar o cenário completo, buscando a solução que melhor se encaixe à realidade da empresa, não apenas do ponto de vista técnico de um componente, mas sem perder a estratégia sobre outra ópticas como custo, alta disponibilidade, serviço, curva de implementação e manutenção, entre outros fatores. “A Fortinet possui essas soluções e customizou de acordo com a nossa necessidade”, completou Spina. A implementação dessas soluções ficou a cargo da Danresa, parceira da Fortinet no Brasil.

Com as soluções, a Echoenergia atingiu uma padronização técnica de ponta a ponta, quebrando as barreiras geográficas e de manutenção no ambiente operacional com múltiplas camadas de redundância e apresentando hoje um alto padrão de segurança da informação.

Além disso, a companhia alcançou uma gestão integrada e inteligente para o direcionamento da comunicação interna e externa, atendendo aos requisitos exigidos pelo setor elétrico de disponibilidade de comunicação de 99.98%.

Para Frederico Tostes, Country Manager da Fortinet no Brasil, a parceria mostra como a plataforma de segurança integrada e colaborativa permite que os clientes alcancem os níveis de visibilidade, flexibilidade e eficiência que eles exigem. Além disso, reforça a presença da Fortinet nas mais diversas áreas de negócios. “A Echoenergia é referência no setor de energia renovável. O COG (Centro de Operação de Geração) é um exemplo de inovação tecnológica e estamos felizes em participar desta história garantindo a melhor qualidade das operações”, declarou o executivo.