Cristalândia fortalece presença da Enel Green Power na Bahia

Complexo eólico de 90 MW teve investimentos de US$ 190 milhões e faz parte de carteira de 1,3 GW em projetos da empresa no estado

Da Agência CanalEnergia 
24/07/2017

A Enel Green Power começou as operações do parque eólico Cristalândia, que tem uma capacidade total instalada de 90 MW. O complexo está localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio, no estado da Bahia. Com investimentos de US$ 190 milhões, o parque foi viabilizado em leilão de 2015 e vai gerar cerca de 350 GWh por ano, o suficiente para atender o consumo de energia de mais de 170 mil lares brasileiros, evitando a emissão de aproximadamente 118 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel no Brasil, se mostra feliz com a entrada em operação de mais uma planta de energia renovável. Segundo ele, na Bahia, onde o parque eólico Cristalândia está localizado, a EGP gerencia cerca de 1,3 GW de capacidade renovável tanto em operação quanto em construção, impulsionados pela grande riqueza do estado em fontes limpas de energia. São 711 MW de capacidade solar e eólica operados pelo grupo e mais 600 MW de projetos em construção utilizando as duas tecnologias renováveis.

Ele conta que por todo o Brasil, a empresa está se esforçando para apoiar a economia de maneira responsável, contribuindo para a diversificação do mix de energia por meio de fontes renováveis e implementando iniciativas sustentáveis visando a criação de valor compartilhado localmente. A EGP realizou uma série de iniciativas de Criação de Valor Compartilhado nas áreas ao redor do complexo, como oficinas de reciclagem criativa com comunidades locais, propiciando geração de renda através da reutilização de materiais usados na construção do parque, incluindo pallets transformados em móveis e lona utilizada para produzir artesanatos para serem vendidos no mercado local.