Contrato com EGP faz Nordex Acciona duplicar produção de torres no PI

Contrato é o maior já assinado pela empresa em âmbito global

Da Agência CanalEnergia 
23/07/2018

A fabricante de aerogeradores Nordex Acciona vai duplicar a capacidade de produção de sua fábrica de torres no Piauí. A decisão ocorre poucas semanas após a inauguração da fábrica e tem como objetivo atender o novo contrato de fornecimento de 191 Aerogeradores AW125/3000 para o Parque Eólico Lagoa dos Ventos, da Enel Green Power, que a Nordex Acciona acaba de conquistar.

Este é o maior contrato para um só projeto já assinado pela empresa em âmbito global e fortalece a posição da Nordex Acciona como uma das maiores fornecedoras de equipamentos de geração eólica do Brasil e a única com carteira contínua de projetos garantidos até 2021. Com o contrato, ela atinge 1,9 GW entre projetos instalados e em construção no Brasil. A potência instalada total do projeto para a EGP, localizado no Piauí, está estimada em 595 MW.

A Nordex Acciona investiu R$ 30 milhões na fábrica de torres do Piauí, para fornecer 65 turbinas, total de 195 MW, para a Atlantic no Parque Lagoa do Barro, localizado na mesma região do Piauí e tendo fechado este contrato em 2017. O investimento elevou a quantia já investida no país, que, só em ativos já alcança os R$ 200 milhões nos últimos anos. Para operar a unidade, a empresa está concluindo a contratação de 300 funcionários, mas, após a duplicação o número vai dobrar até 2019 para atender a Enel Green Power.

Já a montagem das turbinas para a Atlantic começa em agosto, enquanto a instalação das turbinas para a EGP está prevista para começar em outubro de 2019. A Nordex Acciona também fornecerá serviços de operação e manutenção dos equipamentos para a EGP. Instaladas em torres de concreto a 120 metros de altura, as turbinas da Nordex Acciona tem potências que variam de 3 a 3.15 MW.