Cemig realizará novo leilão para compra energia pelo prazo de 19 anos

Poderão participar empreendimentos de fonte solar e eólica; certame está marcado para o dia 14 de novembro

Da Agência CanalEnergia 
30/09/2019

A geradora mineira Cemig realizá no dia 14 de novembro um leilão para compra de energia elétrica incentivada de fonte eólica e solar, com contrato de fornecimento por um período de 19 anos. Segundo o anúncio feito pela empresa nesta segunda-feira, 30 de setembro, os interessados em participar têm até o dia 31 de outubro para enviar a documentação exigida.

O objetivo da Cemig é comprar energia nos submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste, para fornecimento de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2041. No entanto, empreendimentos localizados no submercado Norte poderão participar do certame, desde que a entrega da energia seja feita em algum dos outros três submercados.

Poderão participar do leilão empreendimentos que foram habilitados nos certames de energia nova providos pelo governo entre os anos de 2018 e 2019; que tenham capacidade comprovada de geração instalada no Brasil de no mínimo 1 GW; ou que tenha um capital social mínimo comprobado de R$ 500 milhões. Apenas um dos critérios precisa ser atendido.

Não será necessário o aporte de garantias de participação para os proponentes vendedores. Por outro lado, serão exigidas garantias de fiel cumprimento para os proponentes vendedores. As empresas que participaram do leilão provido pela Cemig em 13 de setembro de 2019 poderão participar desse novo certame apenas enviando o termo de adesão. Naquela ocasião, a Cemig contratou 197 MW médios.