Cemig confirma que Spic Overseas quer comprar participação na Santo Antônio Energia

Proposta vai ser analisada por governança da empresa. Venda faz parte de plano de desinvestimentos de estatal mineira

Pedro Aurélio Teixeira Da Agência CanalEnergia
28/06/2017

A Cemig anunciou em comunicado ao mercado na noite da última terça-feira, 28 de junho, que recebeu da chinesa Spic Overseas proposta para a compra das participações da empresa mineira e da SAAG Investimentos na UHE Santo Antônio (RO – 3.750 MW). De acordo com a Cemig, a oferta é resultado de várias rodadas de negociações entre as partes interessadas e vai ser analisada e deliberada pela Governança da estatal. A Cemig promete manter o mercado atualizado sobre a evolução das negociações.

No início do mês, a Cemig havia anunciado que pretendia  vender R$ 6,5 bilhões em ativos, incluindo a participação na UHEs Santo Antônio e Belo Monte. Na última semana, ela também inseriu a Light S.A (RJ) nos ativos que estão à venda. A venda da participação na Saesa pode desencadear um movimento para que outros sócios também vendam as suas no empreendimento. A Eletrobras também já anunciou que quer sair de Sociedades de Propósito Específico em que ela tem participação das suas subsidiárias, como a Santo Antônio Energia.

A Spic Overseas vem comprando ativos de geração no Brasil, se aproveitando da onda de venda do setor elétrico brasileiro. Com capacidade de mais de 110 GW, ela atua nas fontes hídrica, solar, térmica e nucelar. Em abril ela comprou eólicas da Pacific Hydro e vem demonstrando interesse em participar do leilão de outorga de hidrelétricas que deve acontecer em setembro.