Casa dos Ventos realiza exposição fotográfica sobre energia eólica

Mostra na capital paulista comemora 25 anos da energia dos ventos no Brasil

Da Agência CanalEnergia 
31/08/2017

A Casa dos Ventos inaugurou, na última segunda-feira, 28 de agosto, a exposição coletiva e itinerante “Energia para um novo mundo”, que estará disponível para visita no Conjunto Nacional, em São Paulo, até dia 9 de setembro.

A ação faz parte de uma série de iniciativas em comemoração dos 10 anos da companhia e também dos 25 anos da instalação do primeiro aerogerador no Brasil, localizado Fernando de Noronha (PE). Quem passar pelo local durante os dias da mostra ainda poderá conferir a réplica de um exemplar de 2 metros de altura.

De março até o último dia de julho de 2017, a empresa convidou pessoas de todos os cantos do mundo a compartilharem no Instagram momentos do que para elas representa a importância e a poesia dos ventos. Das inúmeras imagens recebidas, 25 foram selecionadas para compor a mostra que percorrerá diferentes cidades do país.

As fotografias revelam diversos lugares do Brasil, sendo a grande maioria no Nordeste do país. Não por acaso, visto os ventos da região possuírem uma das melhores características para a produção deste tipo de energia: fortes e constantes. Dos 468 parques eólicos instalados no país, cerca de 80% estão no Nordeste.

“Estudamos o Brasil de Norte a Sul e descobrimos na região um vento que não para de soprar”, afirmou Araripe. “Os ventos brasileiros não geram somente energia limpa, eles contribuem para a melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades do sertão nordestino”, referindo-se aos benefícios trazidos para essas regiões com a implantação de parques eólicos. Dentre eles, a regularidade fundiária, remuneração pelo arrendamento das propriedades, melhoria da infraestrutura de acessos, geração de empregos e desenvolvimento de programas sociais.