Aneel promove workshop sobre participação social em projetos hidrelétricos

“Inventários Hidrelétricos Participativos” acontece em 20 de setembro na sede da Agência, com objetivo de debater mecanismos para ampliar representações de instituições do meio-ambiente e de comunidades tradicionais e indígenas no processo de implantação dos empreendimentos

Da Agência CanalEnergia 
12/09/2018

Com objetivo de promover o debate sobre a participação de grupos sociais em projetos hidrelétricos, a Agência Nacional de Energia Elétrica irá realizar o 1º Workshop “Inventários Hidrelétricos Participativos”, cujo objetivo é entender quais mecanismos podem ampliar a participação de representantes das instituições relacionadas ao meio ambiente, comunidades tradicionais e indígenas, empreendedores, instituições governamentais e do Judiciário no processo de estudos e implantação de empreendimentos hidrelétricos. O evento acontecerá no dia 20 de setembro, na sede da agência. As inscrições online estarão disponíveis até 14 de setembro, com a confirmação sujeita à lotação do auditório.

Segundo a Aneel, o Brasil explora hoje menos de 50% do seu potencial hidráulico, sendo necessário analisar, com a participação de todos os interessados, a maneira mais adequada de viabilizar novas usinas. Neste sentido, o foco do workshop será o aperfeiçoamento das etapas de planejamento e de elaboração de estudos de inventário, fase inicial do processo de expansão hidrelétrica no país.

A matriz elétrica nacional é ambientalmente limpa e aderente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Empreendimentos de geração renovável representam hoje 80% de toda a geração instalada em nosso país. São 107.000 MW instalados em usinas hidrelétricas, mais de 11.000 MW em usinas à biomassa, 13.000 MW em centrais geradoras eólicas e cerca de 1.300 MW de centrais geradoras fotovoltaicas.

O aproveitamento do potencial hídrico brasileiro possibilita o uso múltiplo das águas, com a regularização das vazões dos rios, controle de cheias, irrigação e navegação, dentre outros.