Aneel libera operação em eólicas no RN

Parques no Piauí e Ceará e térmicas no Acre recebem aval para operação em teste

Da Agência CanalEnergia Operação e Manutenção
13/09/2016

A Agência Nacional de Energia Elétrica liberou nesta segunda-feira, 12 de setembro, o início da operação comercial das unidades geradora UG1 a UG9 da EOL Vila Pará 1, que fica na cidade de Serra do Mel (RN). Cada unidade tem 3 MW, totalizando 27 MW de potência. Quem também já pode operar no modo teste são as unidades geradoras UG2 e UG10, de 2,1 MW da EOL São Domingos, em São Miguel do Gostoso (RN).

A Aneel também liberou, porém no modo teste, o começo das operações em outras eólicas. Na EOL Santa Mônica, o aval foi para as unidades UG2 e UG3 da eólica, que fica em Trairi (CE). Cada turbina tem potência de 2,7 MW. NA EOL Testa Branca III, as unidades UG1 e UG2, de 2,2 MW cada, também já podem operar em teste. A usina fica na cidade de Ilha Grande, no Piauí.

No Acre, a Aneel liberou para testes a operação de 3,75 MW nas usinas térmicas Marechal Thaumaturgo; de 3,69 MW na UTE Porto Walter, de 2 MW na UTE Jordão e de outros 2 MW na UTE Santa Rosa dos Purus, do consórcio Brasil Bio Fuels Geração de Energia Acre.