Aneel libera 76,5 MW solares para operação comercial no Ceará

Agência também autorizou PCH no Paraná e testes na EOL São Bento do Norte III (RN), UTE Nova Iguaçu (RJ) e nas PCHs Salto Santo Antônio (SC) e Fortuna II (MG)

Da Agência CanalEnergia 
07/03/2019

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a operação comercial de três usinas integrantes do complexo de geração solar da Steelcons Energy denominado Sol do Futuro, localizado em Aquiraz, Ceará. A informação consta em despacho publicado nesta quinta-feira, 7 de março, no Diário Oficial da União. As UFVs Sol do Futuro II e III tiveram liberadas, cada uma, 24 unidades geradoras de cerca de 1,1 MW de potência, totalizando 27 MW de capacidade instalada, enquanto a usina I teve 20 unidades contempladas pela decisão, num total de 22,5 MW.

A Agência também acatou o pedido da Covó Energia e liberou duas turbinas de 2,5 MW cada para operação comercial da PCH Covó, localizada no município de Bandeirinhas, no Paraná.

Já para testes, a Aneel liberou onze aerogeradores de 2,1 MW da eólica São Bento do Norte III, num total de 23,1 MW no Rio Grande do Norte. Também deu provimento a uma unidade de 1,3 MW da UTE Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro e às PCHs Salto Santo Antônio, com duas turbinas de 4,5 MW em Santa Catarina, e Fortuna II, com um hidrogerador de 3 MW em Minas Gerais.