Aneel confirma habilitação de projeto solar do A-4 de 2018

O Consórcio Solar do Sertão V foi convocado para substituir um dos projetos de outro consórcio inabilitado

Da Agência CanalEnergia 
30/07/2019

A Agência Nacional de Energia Elétrica homologou o resultado Leilão A-4 de 2018 para o Consórcio Solar do Sertão V, que foi convocado segundo a ordem de classificação de preços ofertados no certame. O empreendimento vai substituir um das duas usinas fotovoltaicas do Consórcio São Pedro e São Paulo, que foi inabilitado por não preencher o a exigência de Patrimônio Líquido mínimo de 10% do valor do investimento.

O leilão realizado em 4 de abril do ano passado contratou energia elétrica de novos empreendimentos de geração de fontes hídrica, eólica, solar fotovoltaica e termelétrica a biomassa, com início de suprimento em 1º de janeiro de 2022. No certame foram negociados contratos de energia de 39 usinas, com preço médio de venda de R$ 122,33/MWh e deságio médio de 59,9%.

Em junho do ano passado, a Aneel confirmou o resultado parcial do leilão para os vencedores responsáveis por 36 empreendimentos. Em setembro, mais um empreendimento teve sua habilitação ratificada. Com a homologação do Consórcio Solar do Sertão V, falta para concluir o processo do certame a confirmação do resultado para o Consórcio Sertão Brasil Energia Solar Eireli, responsável também por um projeto de energia solar.