Aneel autoriza testes de mais duas turbinas da UHE Santo Antônio

Usina conta com 44 máquinas em operação comercial e trabalhada para concluir mais seis

Da Agência CanalEnergia Operação e Manutenção
02/09/2016

A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou o comissionamento de mais duas turbinas da hidrelétrica de Santo Antônio, que está em fase final de motorização no rio Madeira, em Rondônia. Segundo despacho publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 1º de setembro, serão testadas as máquinas UG 46 e UG 49, de 69,6 MW cada, totalizando 139,2 MW de capacidade instalada.

A usina já tem 44ª turbinas em operação comercial. As seis unidades geradoras adicionais que compreendem a expansão da hidrelétrica, dedicadas exclusivamente para fornecer energia aos estados de Rondônia e Acre, entrarão em funcionamento até novembro deste ano, totalizando 50 unidades geradoras e potência de 3.568 MW – cerca de 4% da carga nacional, energia suficiente para atender aproximadamente 45 milhões de pessoas.

A Aneel ainda autorizou nesta quinta-feira a operação comercial do parque eólico Vila Pará I (27 MW), localizado em Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. A Central Geradora Hidrelétrica Pedra Lavada, de 1 MW, localizada em Cantagalo, no Rio de Janeiro, também conseguiu a autorização, assim como a CGH Passo do Cervo, que teve liberada uma máquina de 750 kW, em Nonoai, no Estado do Rio Grande do Sul.