Aneel aprova operação comercial de 31,5 MW eólicos no CE

Agência também liberou UFVs em Minas Gerais, além de testes em PCH e na EOL Campo Largo VII

Da Agência CanalEnergia 
18/05/2018

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta sexta-feira, 18 de maio, a operação comercial das EOLs Bons Ventos Cacimbas 4 e 5. No primeiro caso foram liberadas 5 unidades de 2,1 MW cada, somando 10,5 MW de capacidade, enquanto a outra usina teve 10 aerogeradores de 2,1 MW contemplados, totalizando 21 MW. Ambos empreendimentos estão localizados no município de Ibiapina, no Ceará.

Outras usinas a receberem o parecer positivo da Aneel foram as UFVs Pirapora 2 e III. Localizadas em Pirapora, Minas Gerais, a primeira teve liberada oito unidades de 967,742 kW cada, num total de 7,74 MW, enquanto a outra contou com nove unidades que totalizam 9,67 MW.

A agência também autorizou uma turbina de 2,75 MW da CGH Palmeiras, que se encontra no município de Ponte Alta do Bom Jesus, no Tocantins.

Além das liberações comerciais, o órgão regulador também deu provimento à solicitação da Alcast do Brasil Ltda, que poderá operar em regime de testes duas unidades geradoras de 2,7 MW da PCH Jacaré, totalizando 5,6 MW liberados em Bom Sucesso do Sul, no Paraná.

Outra confirmada para testes é a EOL Campo Largo VII, que teve contemplados três aerogeradores de 2,7 MW, num total de 8,1 MW eólicos liberados na Bahia, no município de Sento Sé.