AES Tietê firma parceria para desenvolver película fotovoltaica para estacionamentos

Investimento na tecnologia é de R$ 2,4 milhões e projeto piloto já está em desenvolvimento

Da Agência CanalEnergia 
19/02/2018

Seguindo os investimentos em inovação e tecnologia, a AES Tietê anunciou uma parceria com a CSEM Brasil, para a área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da empresa trabalhar na viabilização da solução OPV (Organic Photovoltaics) aplicada a um carport. Trata-se da instalação de películas fotovoltaicas orgânicas em estacionamentos cobertos, capazes de transformar a energia solar em energia elétrica e possibilitar a geração distribuída.

Com um aporte de recursos de cerca de R$ 2,4 milhões, o estudo foi iniciado em dezembro do ano passado e está agora na fase de desenvolvimento do projeto piloto. O início da construção da planta de geração distribuída está programado para o segundo semestre deste ano.

Entre os benefícios, é possível destacar a geração de energia limpa, a otimização de superfícies sem utilidade e a maximização da eficiência energética do local. Ao ser comparado com tecnologias tradicionais, o OPV (Organic Photovoltaics) é leve e flexível, fator que permite a sua aplicação em situações diversas. Também é considerado a alternativa de energia mais sustentável, disruptiva e com menor emissão de carbono.