Regata de barcos solares acontece no Rio de Janeiro

Evento vai acontecer durante às comemorações do dia de São José na Lagoa Rodrigo de Freitas

Da Agência CanalEnergia PeD e Tecnologia
17/03/2017

Um dos mais belos cartões-postais do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas será cenário da união da tradição com o moderno. Uma regata de barcos solares vai acontecer neste sábado, 18 de março, na sequência da barqueata organizada pela Paróquia São José, dentro da trezena em homenagem ao santo, cujo dia é o domingo, 19. Um dos barcos solares vai carregar a imagem de São José. O evento acontece a partir das 12 horas, com a barqueata, e às 15 horas a regata com os barcos solares toma conta da Lagoa.

Tanto a barqueata quanto a regata vão ter início em frente à igreja, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 2.735. A barqueata terá a participação da Marinha do Brasil e dos clubes localizados na Lagoa (Vasco, Flamengo, Botafogo, Caiçaras e Naval Piraquê), além de outros convidados. Será a primeira vez no mundo, segundo a igreja, que um barco solar irá levar a imagem do santo.

A regata terá a participação de cinco equipes (Arariboia, ETEHL, Escola Naval, Solar Brasil e Bismarck), cada uma delas com um barco solar. A linha de largada e chegada estará localizada em frente à igreja de vidro, como é conhecida a Paróquia São José, no Rio, por causa da construção feita toda no material. O barco da equipe Arariboia, da Universidade Federal Fluminense, foi adaptado para levar a imagem de São José durante a barqueata.

A energia solar não é algo estranho para a paróquia. A Igreja de São José tem 56 placas fotovoltaicas em forma de cruz instaladas no telhado.