MRV Engenharia inicia projeto de mobilidade elétrica compartilhada

Em parceria com a Renault, construtora irá iniciar o projeto em seus condomínios com energia solar, promovendo a utilização de energia limpa

Da Agência CanalEnergia 
22/01/2019

A parceria entre MRV Engenharia e a Renault do Brasil, anunciada no final do ano passado durante o Salão do Automóvel, começou a sair do papel. As duas empresas se uniram em torno de um projeto de mobilidade compartilhada, que iniciou no último sábado (19) com dois veículos elétricos Renault Zoe no Spazio Parthenon, empreendimento da construtora totalmente abastecido por energia solar.

Na primeira etapa do projeto, os veículos elétricos ficarão disponíveis no condomínio em Belo Horizonte durante três meses para serem utilizados por seus moradores de forma compartilhada, como uma alternativa aos meios de transporte do dia-a-dia.

O agendamento dos veículos será realizado por meio do aplicativo Renault Mobility, que a marca automotiva também testará pela primeira vez com o público externo no país.

Durante este período as empresas irão avaliar perfil de utilização, faixa etária do público interessado no uso, principais destinos, horários de utilização, tempo médio por reserva, nível de satisfação, entre outros dados que orientem a viabilidade não apenas econômica, mas social e ambiental do projeto. Após o período de testes na capital mineira o projeto irá para outro empreendimento no estado de São Paulo.

O automóvel será recarregado no próprio condomínio, por meio da energia elétrica limpa, gerada pelas placas fotovoltaicas instaladas no Spazio Pathernon. Com a iniciativa, MRV e Renault buscam promover a democratização da energia elétrica solar e o compartilhamento de veículos elétricos no segmento econômico.

Para o copresidente da MRV, Rafael Menin, este modelo de uso compartilhado de veículos já é conhecido em grandes centros mundiais. “Podemos considerar que o MRV SIM será um meio complementar aqueles já disponíveis, sendo uma excelente oportunidade para avaliar experiencia de um nicho específico de consumidores que terão a oportunidade de compartilhar um veículo de características modernas”, comentou.