Itaipu entrega 1º automóvel elétrico a ser abastecido somente com energia solar

“Zoe elétrico” foi repassado a Amop, que gerará sua energia através de central fotovoltaica; carro funcionará de forma institucional e para promoção do projeto VE

Da Agência CanalEnergia 
26/06/2017

O primeiro veículo elétrico impulsionado integralmente por energia solar foi entregue pela Itaipu Binacional na última sexta-feira, 23 de junho. O “Zoe elétrico”, como é chamado, é parte do Projeto VE e foi repassado em regime de comodato à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – Amop, no Centro Executivo de Itaipu, na Vila A, em Foz do Iguaçu.

A entrega foi feita pela diretoria de Itaipu ao presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rineu Menoncin, prefeito de Matelândia. O carro será levado para Cascavel na segunda-feira, 26 de junho.

A Amop dispõe, em sua sede em Cascavel (PR), de uma central fotovoltaica de 13 kW de capacidade instalada, que irá gerar toda energia do veículo, fato inédito no Programa Veículo Elétrico da Itaipu. Os dados serão transmitidos em tempo real para a companhia, por meio do sistema do veículo, e serão aproveitados para a pesquisa do Programa VE, como aponta o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna. “Teremos informações on-line e poderemos repassá-las aos fabricantes para aprimorar o carro elétrico. Todos ganham”.

O automóvel será usado de forma institucional nos compromissos da Amop, e servirá ainda para a divulgação do Projeto VE em eventos como encontros com os prefeitos. Hoje, a instituição representa 52 municípios.  A proposta do  Programa VE é pesquisar e desenvolver tecnologias ligadas não só aos veículos, mas também a baterias e sistemas de armazenagem, bem como o impacto na rede elétrica e smart grid, sempre atento às questões ambientais, sobretudo a redução de emissões de gases poluentes.

O anúncio de um veículo elétrico para associação havia sido feito em 9 de maio, quando Itaipu e Amop reafirmaram parcerias para o desenvolvimento regional, visando também o compromisso ambiental, como afirma o presidente da entidade paranaense, Rineu Menoncin. “Além da economia que o veículo proporciona, ele é uma bandeira da sustentabilidade, um carro do futuro e ambientalmente correto. Queremos agora propagar e divulgar este projeto de Itaipu, que é nossa parceira em diversos convênios”, disse o presidente da Amop.

Para o coordenador brasileiro do Programa VE, Celso Novais, as informações serão valiosas justamente por ser a primeira ocasião na qual o veículo será totalmente abastecido pela energia solar. “Monitoraremos todo o desempenho em tempo real”, afirmou.

Luiz Fernando Vianna destacou que ação está alinhada às medidas do governo federal para a redução de poluentes e ao estímulo às energias renováveis. “O Programa Veículo Elétrico é uma das formas de Itaipu contribuir para a redução de gases. Itaipu é uma fomentadora desta iniciativa e, embora tenha um papel pequeno, se comparado à frota nacional, se cada um fizer a sua parte em breve teremos o carro elétrico como uma realidade em todo o País”, concluiu o diretor-geral.