Instituto Federal de São Paulo vai instalar 29 microusinas solares

Primeiro projeto teve assinatura do contrato nesta semana

Wagner Freire Consumidor
24/02/2017

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) assinou nesta semana o primeiro contrato para a instalação da primeira de um conjunto de 29 microusinas fotovoltaica. A empresa Silveira Engenharia será a responsável pela implantação do projeto. "A gente não está só assinando um contrato, mas tornando a energia solar mais popular em nosso país", disse o sócio-diretor da empresa, José Lino da Silveira.

A usina terá 70 kWp. O planejamento é que até o final do ano sejam executados um total de 29 sistemas semelhares, perfazendo um total de 2MWp instalados nos campi do IFSP no interior do estado de São Paulo. O investimento total pode chegar a R$ 13,6 milhões.  

Este é mais um projeto do programa IF Solar, liderado pelo Instituto Federal Sul de Minas, que prevê instalar 82 microusinas fotovoltaicas em 15 instituições federais espalhadas pelo Brasil, com investimento total de R$ 39 milhões. A Silveira Engenharia e Construções será responsável por instalar 69 sistemas, de 70 kWp cada. Os demais serão implantados pela A Alba Tecnologia (6) MTEC (7). Segundo Silveira, já foram implantadas usinas em Passo de Minas, Pouso Alegre, Poço de Caldas e Muzambinho, em Minas Gerais. Na Bahia, a empresa concluiu a instalação de sistemas fotovoltaicos nos municípios de Guanambi e Uruçuca.

"Ao longo desse ano a gente espera concluir essas 69 usinas, mas vai depender a disponibilidade de recurso dos institutos", disse o diretor. A empresa tem utilizado módulos importados da China.

Municípios em São Paulo onde serão instalados, nos institutos federais, as usinas fotovoltaicas: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo (capital), São Roque, Sertãozinho, Tupã e Votuporanga.