Governo de SP lança curso tecnológico de Gestão de Energia e Eficiência Energética

Graduação inédita será oferecida pela Fatec Campinas e já tem inscrições abertas

Da Agência CanalEnergia 
09/11/2017

A Fatec Campinas será a primeira unidade do Centro Paula Souza (CPS), instituição do Governo do Estado de São Paulo, a oferecer o curso superior tecnológico de Gestão de Energia e Eficiência Energética. Inédita no país, a nova graduação foi desenvolvida através de parceria da instituição com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo. O lançamento oficial do curso aconteceu na última terça-feira, 7 de novembro, na sede do CPS, em São Paulo capital.

“A geração de energia solar fotovoltaica cresce em São Paulo a taxas superiores a 300%, o que demanda profissionais capacitados a realizar a geração distribuída e a eficientização de sistemas, por meio da instalação de placas fotovoltaicas, troca de iluminação antiga por LED, uso de vapor, entre outras ações. Isso fará com que um novo mercado seja criado com novas oportunidades de emprego para a população paulista”, explicou Meirelles.

Ao aliar o conhecimento tecnológico de sistemas energéticos com a compreensão do funcionamento do mercado de energia e das metodologias de análise de cenários, o tecnólogo em Gestão de Energia e Eficiência Energética estará apto a trabalhar com as questões econômicas e gerenciais para as tomadas de decisões relativas à geração ou à utilização da energia em empresas ou instituições.

“Nosso objetivo também é fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento para atender às demandas tecnológicas deste setor estratégico para o desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou Laura Laganá.

Inicialmente, a Fatec Campinas irá oferecer 40 vagas no período da noite neste Vestibular para o primeiro semestre de 2018, que já está com inscrições abertas pela internet. Foi informado também que o curso terá duração de três anos.