Forgreen Energia vai implantar GD em projetos de construtora paulista

Empresa vai implantar sistemas fotovoltaicos em condomínios na cidade de Sorocaba

Pedro Aurélio Teixeira Da Agência CanalEnergia
12/01/2018

O setor da construção civil dá mais um passo para se tornar um grande incentivador da geração distribuída no Brasil. Após o anúncio da MRV em dotar seus novos empreendimentos residenciais de equipamentos, a Forgreen Energia vai instalar sistemas fotovoltaicos nos empreendimentos da construtora Planeta, que ficarão localizados na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo. Serão condomínios verticais e horizontais de alto padrão com pegada sustentável.

De acordo com Lucas Gibram, analista técnico da Forgreen, as conversas com a Planeta começaram no ano passado, antes mesmo do anúncio da MRV. Ele conta que os projetos terão como base a sustentabilidade. “Eles nos procuraram para a gente fazer os novos projetos deles, desde a concepção da ideia, do projeto, para que os prédios e condomínios tivessem na medida do possível energia renovável”, afirma,

O analista da Forgreen conta que nos condomínios horizontais, os proprietários terão a opção de incluir ou não o sistema de geração distribuída nas suas residências. Já nos empreendimentos verticais, a GD será instalada nas áreas comuns do condomínio, para reduzir os seus custos com energia. Segundo ele, análises feitas pela empresa e pela construtora concluíram que uma cota do sistema para cada morador não traria ganhos significativos.

Ainda segundo Gibram, o tema da microgeração solar está bastante difundido nas classes A e B, que reúnem mais condições de adquirir os equipamentos e avaliar os seus benefícios no longo prazo. Os vários reajustes nas tarifas dos últimos anos trouxeram o tema à tona. Os clientes das classes citadas são menos impactados no orçamento na compra de um sistema fotovoltaico. “É um produto mais vendável para esse tipo de cliente”, observa.

Hoje já são sete projetos contratados que somam 153,5 kWp. Quando os prédios entrarem em determinado estágio de construção, a Forgreen entra para implantar o sistema. Ela também está cadastrada na MRV para implantar projetos fotovoltaicos. “Pode ser que surja alguma oportunidade”, revela. A decisão da construtora de implantar sistemas nos seus lançamentos deu uma impulsionada no mercado para as empresas instaladoras. Sediada em Minas Gerais, a Forgreen tem conversas com construtoras mineiras para novos projetos no setor da construção civil.