Fixador de painel solar promete atender a 90% dos tipos de telhados

Tecnologia foi desenvolvida pela Solar Group e será apresentada no Brasil Solar Power 2018

Da Agência CanalEnergia 
09/05/2018

A Solar Group, indústria especializada em estruturas de fixação para o mercado de geração solar, acaba de lançar no mercado brasileiro o primeiro fixador de painéis solares capaz de atender mais de 90% dos tipos de telhados cerâmicos. Trata-se do gancho articulado, fabricado 100% em alumínio.

Segundo Raphael Vaz, engenheiro de estruturas da Solar Group, havia uma falha no mercado de fixação de painel solar. Os produtos disponíveis não consideravam a realidade dos telhados brasileiros. “Pensamos em desenvolver um único produto que pudesse atender a maior gama dos problemas que encontramos em campo”, disse.

A expectativa da empresa, que tem uma agenda agressiva de lançamento, é ampliar de forma significa os negócios na geração distribuída no Brasil com o novo produto. Atualmente, o país conta com mais de 27 mil instalações de sistemas fotovoltaicos em telhados, segundo levantamento do setor.

A novidade será apresentada durante o Brasil Solar Power 2018, evento oficial do setor solar fotovoltaico no país, que acontece entre os dias 12 e 13 de junho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Segundo Ronaldo Koloszuk, diretor comercial da Solar Group, o lançamento do gancho articulado faz parte do plano estratégico da empresa de focar no desenvolvimento de inovação e tecnologia de ponta. “Estamos com uma expectativa bastante alta com relação a este produto, à medida em que, além de abrir novas frentes de negócios para nós, resolve um problema bastante específico do instalador, que é a compatibilidade do fixador com os diversos modelos de telhas cerâmicas”, comenta Koloszuk.