Enel adquire emotorwerks para fornecer soluções de balanceamento de rede

Parceria com empresa da Califórnia marca entrada no mercado norte-americano virtual de mobilidade elétrica

Da Agencia CanalEnergia 
26/10/2017

A Enel SpA, através da sua filial norte-americana EnerNOC, anunciou na última quarta-feira, 25 de outubro, a aquisição da eMotorWerks, localizada na Califórnia. A empresa é um dos principais fornecedores norte-americanos de estações de recarga para veículos elétricos (EV), chamadas de JuiceBox, e proprietária e operadora da JuiceNet, uma plataforma de Internet das Coisas para o gerenciamento inteligente de recarga de veículos elétricos e outras instalações de armazenamento de energia distribuída.

Através da plataforma JuiceNet, essas instalações podem ser controladas remotamente e agregadas para fins de balanceamento de rede, baseando-se em fluxos de eletricidade unidirecionais e bidirecionais (veículo a rede, conhecido pela sigla V2G). A aquisição da eMotorWerks marca a entrada da Enel no mercado de mobilidade elétrica dos EUA, um dos maiores mercados de veículos elétricos do mundo.

“Os veículos elétricos têm potencial para ser uma das tecnologias mais disruptivas que a rede elétrica moderna viu nascer nos últimos cem anos”, afirmou Francesco Venturini, responsável pela divisão de e-Solutions da Enel. “A revolução da mobilidade elétrica está levando empresas de serviços públicos, operadores de rede e consumidores a repensar os modelos de negócios tradicionais, investir em novas infraestruturas e oferecer novas soluções para oferecer flexibilidade e resistência à rede. Nossa missão é estar na vanguarda desta mudança de paradigma, em que os consumidores podem desempenhar um papel mais ativo na geração e uso de energia. Esta aquisição enriquece a nossa oferta de mobilidade elétrica e integra uma solução inteligente e altamente sofisticada de recarga de veículos elétricos ao nosso portfólio de serviços, que inclui a maior rede de resposta à demanda do mundo, sistemas de gerenciamento de distribuição de energia e soluções de armazenamento de baterias”.

“A eletrificação do transporte é uma das maiores oportunidades de redução de emissão de gases de efeito estufa do planeta e os veículos elétricos estão se tornando rapidamente o maior recurso flexível na rede. Com o gerenciamento inteligente de energia por meio da JuiceNet, os veículos elétricos podem fornecer a maior parte da capacidade de balanceamento da rede para possibilitar uma rede 100% renovável em todo o mundo. Além disso, à medida que a adoção dos veículos elétricos cresce, as empresas de serviços públicos devem adicionar mais infraestrutura para atender às demandas de energia ou adotar soluções de recarga inteligente. A solução da eMotorWerk minimiza as emissões e otimiza remotamente a carga dos veículos elétricos, o que pode reduzir as demandas em momentos de pico e aumentar as possibilidades de veículos elétricos se recarregarem com energia renovável barata e limpa “, explicou Val Miftakhov, fundador e CEO da eMotorWerks. “Como o mais novo membro da família Enel, a eMotorWerks possui agora todos os recursos e acesso ao mercado necessário para levar nossas soluções a todo o mundo e impulsionar a adoção mais rápida de um futuro inteligente com veículos elétricos, todos integrados na rede”.

A aquisição reforça ainda mais a estratégia do Grupo em oferecer produtos e serviços inovadores e focados no cliente, tais como recarga inteligente, integração entre veículos elétricos e recursos distribuídos de geração, bem como balanceamento de rede e serviços V2G. A Enel pretende usar as funções da plataforma JuiceNet em todas as suas estações de recarga de veículos elétricos em todo o mundo.

Com o JuiceNet da eMotorWerks, os usuários poderão agendar e controlar remotamente os horários “mais ecológicos” e mais econômicos para recarregar seus veículos elétricos. Por exemplo, há a possibilidade de os usuários agendarem a recarga dos veículos elétricos quando a eletricidade proveniente de sistemas domésticos de painéis solares estiver mais abundante. Além disso, através da plataforma, os veículos elétricos, estações de recarga V2G e outras instalações de armazenamento também podem ser usadas para responder a sinais da rede, agregando atividades de recarga e descarga para equilibrar os fluxos de eletricidade na rede quando necessário. Os serviços de balanceamento podem ainda fornecer fluxos de receita adicionais para os proprietários de veículos elétricos, potencialmente reduzindo o custo total de ter um desses veículos.