EDP direciona R$ 2 milhões para Projetos de Eficiência Energética no ES

Objetivo é incentivar propostas que contribuam com o combate ao desperdício e redução do consumo de energia na área de concessão da distribuidora no estado; Inscrições para chamada pública podem ser feitas pelo portal da instituição até 18 de janeiro

Da Agência CanalEnergia 
03/01/2019

A EDP está com uma Chamada Pública de Projetos para propostas voltadas à eficiência energética. Nesta edição, a empresa disponibilizará um total de R$ 2 milhões para o incentivo de projetos que tenham como objetivo a conservação e o uso racional da energia elétrica, e que serão aplicados pela distribuidora no próximo ano.

As iniciativas devem abranger benefícios públicos e privados, promovendo a transformação por meio da eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.

A CP da companhia beneficia ações de pessoas físicas e jurídicas que visem a melhoria ou a substituição de instalações na rede, equipamentos e sistemas de controle de uso de eletricidade, afim de reduzir o consumo de energia em residências, comércio, indústrias, prédios públicos e particulares, hospitais públicos e entidades beneficentes, iluminação pública, entre outros.

Na edição anterior, foram beneficiados pela Chamada projetos como a modernização do sistema de iluminação, ar condicionado e geração fotovoltaica, que envolveram as unidades consumidoras do Hospital Jaime Santos Neves, Arcelor Mittal, localizados no município da Serra, sede administrativa da Policia Federal do Estado e Hospital Evangélico de Vila Velha, ambos em Vila Velha, além de seis prédios do Ministério Público Estadual situados em cidades da área de concessão.

Cabe mencionar também o projeto Eficiência Solidária, que realizou em 2018 a substituição de 60 mil lâmpadas de maior consumo por LED de clientes residenciais, por meio do Led Truck, nos municípios de Nova Venécia, São Mateus e Aracruz.

Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por colaboradores da EDP, que irão analisar conforme critérios estabelecidos no edital da CPP 001/2018. A Chamada Pública é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética – PEE da EDP no Espírito Santo, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Os interessados devem submeter suas inscrições no portal até as 17h do dia 18 de janeiro de 2019, onde também é possível acessar o edital da Chamada Pública de Projetos. Mais informações podem ser acessadas pelo site da EDP.