Comercializadora nasce com meta de operar 100 MW médios em 2017

Grupo Total Energia, com expertise em geração, passa a atuar no negócio de comercialização a partir deste mês

Wagner Freire Mercado Livre
10/02/2017

A Total Comercializadora, empresa do grupo Total Energia, iniciou suas operações neste mês com o objetivo de comercializar 100 MW médios em seu primeiro ano de atividade, disse o CEO do grupo, Rodrigo Pedroso, em entrevista à Agência CanalEnergia. "Como começamos a operar em fevereiro, ainda não temos nenhum contrato fechado, mas esperamos chegar ao final de 2017 entre 80 e 100 MW médios comercializados e a partir de então consolidar um crescimento mínimo de 20% ao ano."

O grupo Total Energia atua no mercado de geração há 16 anos. O portfólio de projetos soma 2 GW de capacidade, entre empreendimentos operacionais, em construção ou em desenvolvimento, com pequenas centrais hidrelétricas, eólica e solar. Sua atuação abrange tanto a participação em leilões promovidos pelo governo federal, quanto geração distribuída e mercado livre.

O modelo de negócio da Total Comercializadora buscará dar suporte à comercialização do portfólio próprio, mas também trabalhará em parceria com outros geradores e comercializadoras "Enxergamos que o ideal era montar a nossa própria comercializadora, tanto para explorar esse negócio em si quanto para criar inteligência de mercado para nossas geradoras", explicou Pedroso.

A nova empresa contará com o apoio da equipe de backoffice de geração, mas o comando ficará sob a responsabilidade de Nathália Caiado, Head of Trading. "Ela vai comandar todas as operações de comercialização da Total. É uma pessoa que tem experiência de mercado", destacou Pedroso.