Belo Monte ganha mais 611,1 MW para operação em teste

Aneel também libera operação comercial de usinas solares no Nordeste da Engie e da Enel Green Power

Da Agência CanalEnergia 
26/12/2017

A Agência Nacional de Energia Elétrica liberou o início da operação em teste da unidade geradora UG 8 da UHE Belo Monte (PA – 11.233 MW). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 26 de dezembro, e vale desde o último dia 23. A unidade liberada para testes tem 611,11 MW.

A Aneel também autorizou para começo da operação, mas de modo comercial, 86 MW agrupados nas UFV Floresta I, II e III, que ficam localizados na cidade de Areia Branca, no Rio Grande do Norte e pertencem a Engie. No mesmo estado, A UFV Assú V já pode começar a operação comercial de 30 MW.  Quem também pode começar a operação comercial são as plantas solares da Enel Ituverava 4, 5 e 6, de propriedade da Enel Green Power, que somam 84 MW e estão no município baiano de Taboca do Brejo Velho.

Duas PCHs conseguiram aval para a operação comercial. Na PCH Luiz Dias, da Cemig, em Itajubá (MG), a vez foi da UG1, de 0,8 MW. Já na PCH das Pedras, em Passos Maia (SC), a liberação foi para a UG1 e UG2, de 2,8 MW cada uma.